Quantcast
Channel: Colorida Vida » fotos
Viewing all articles
Browse latest Browse all 11

Como organizar os álbuns de fotografia

$
0
0

album-fotografia1

Eu sempre gostei de folhear os álbuns de fotografia da minha família. São tantas lembranças, tantas memórias que ficam ali eternizadas em imagens. Muitas das minhas “lembranças” de criança não seriam facilmente acessíveis se não fossem pelas fotos. Sabe quando você diz que lembra de uma coisa, mas só consegue recorrer a esta memória porque você tem essa foto?

A tarefa de organizar as fotografias de família era mais fácil antes da câmera digital. Você tirava as fotos em filme, revelava aquele número limitado de fotos e as colocava num álbum. Fim de papo. A desvantagem era que, em alguns casos, nem todos os momentos eram registrados. Ou então o filme queimava e você perdia todas as fotos. Os álbuns da minha mãe têm muitos buracos de épocas em que não lembro das nossas vidas ou de como éramos.

A fotografia digital resolveu esse problema, mas nos trouxe outro: o volume incontrolável de fotos que temos hoje! E mais, pouquíssimas pessoas têm o hábito de revelar/imprimir as fotos e montar álbuns.

Eu tenho um arquivo digital de fotos desde 2004, quando comprei minha primeira câmera, uma Olympus de 2 Megapixels. Era o suprassumo da maravilha na época! Eu costumava imprimir algumas fotos naquele tempo, principalmente porque foi quando a minha filha mais velha nasceu. Fiz o álbum do primeiro ano dela. E só. Até porque eu só tirava fotos dela mesmo. Depois parei de revelar. (Eu tenho bronca de dizer que foto digital é “revelada”, na verdade ela é impressa! Revelação, pra mim, é só pra filme. Mas vá lá, é força do hábito.)

Tem bem uns 2 anos que tenho tentado organizar meus álbuns de fotografias. Desde 2004, eu imprimi foto algumas vezes e coloquei em álbuns, mas meus álbuns eram todos sem padrão, nada combinando. Na minha última lista de 101 coisas, meu objetivo era padronizar tudo. E foi o que eu fiz.

Álbuns padronizados

Comprei álbuns 30x30cm de scrapbooking (American Crafts), e refis de plástico para as fotos. Comprei na Michaels nos Estados Unidos, que é mais barato que aqui. Minha ideia é colocar todas as nossas fotos em álbuns iguais. O legal desse álbum é que dá pra acrescentar vários plásticos, fica um álbum bem gordão e pesado.

album-fotografia2

Comecei a imprimir fotos aos poucos. Nem sempre tinha frequência, mas sempre que eu lembrava, sentava e separava algumas fotos pra imprimir. Eu comecei pelos anos de 2008 e 2009. De cada pasta de fotos, eu fazia uma seleção. Dependendo do mês e do ano, eu tentava escolher cerca de 15 fotos pra cada mês. Em pastas de viagens, isso era impossível. Mas deu pra entender, né? Não dá pra imprimir tudo! Tem que selecionar poucas, mas pelo menos temos uma recordação física desses eventos das nossas vidas.

album-fotografia4

Onde imprimir?

Eu já fiz muito no Shutterfly, porque tive créditos, ou então quando me davam desconto. Mas prefiro a qualidade das fotos no London Drugs, que são lojas de departamento aqui no Canadá onde você pode imprimir fotos também. É um pouco mais caro que o Shutterfly, mas a qualidade é melhor. A última leva eu imprimi no Artscow, mas ainda não chegou. Já vi impressões deles e achei a qualidade muito boa. Tomara que não me decepcione.

album-fotografia6

De grão em grão

Já terminei 2008 e 2009. Agora estou começando 2007, e depois volto pra 2010. Eu quis começar pela nossa vida aqui no Canadá. Depois que conseguir chegar no tempo presente, pretendo continuar imprimindo as fotos de 2006 pra trás.

Outra coisa que eu fiz foi organizar as fotos antigas nos mesmos álbuns padronizados. Fotos desde quando eu era adolescente, fotos da faculdade, dos encontros dos jovens da igreja, aniversários… Desde que eu tinha uns 16 ou 17 anos, eu me tornei responsável pelas fotos da casa e passei a montar meus próprios álbuns, separados da minha mãe. Eu já trouxe a maioria dessas fotos pra cá. Estavam em álbuns pequenos. Eu tentava organizar por data, mas sempre ficava meio bagunçado. Agora estou tirando todas as fotos daqueles álbuns pra colocar nesses novos álbuns.

album-fotografia5

album-fotografia3

Álbuns das crianças x álbum da família

Eu fiz álbuns pras meninas com fotos do primeiro ano de cada uma. Esses álbuns não são os grandões da American Crafts, mas são do mesmo tamanho e tipo. São de cores diferentes, mas não me importo. Depois do primeiro ano, todas as fotos entram nos álbuns da família, que são organizados por data. Tinha pensado em fazer álbuns separados para as viagens, mas por enquanto estão todas juntas das fotos do “dia-a-dia”, organizados por data mesmo.

album-fotografia7

Fotolivros especiais

Eu já fiz alguns fotolivros também. Mais por causa das páginas de scrapbooking que eu fazia. Então montei um fotolivro com scraps da gravidez da Laura, outro da Alice, e do primeiro ano de cada uma delas também. Fiz um fotolivro com fotos da nossa viagem pra Disney em 2011 e outro fotolivro com as fotos da festa da Laura de 6 anos (quando eu contratei uma fotógrafa pra festa). Eu acho o fotolivro legal pra esses eventos e viagens. Talvez eu faça fotolivros pra todas as viagens, porque fica um álbum especial, separado das fotos do cotidiano. Mas ainda não me decidi. Mesmo fazendo o fotolivro, é possível que eu ainda imprima algumas fotos do mesmo evento/viagem para os álbuns normais.

album-fotografia8

Uma organização eterna

Organizar fotografias de família é um trabalho contínuo, até porque a gente não para de registrar os momentos, né? Não tenho aspirações de ter sempre os álbuns em dia. Mas tenho curtido muito montá-los aos poucos. É sempre uma diversão quando chega uma encomenda nova de fotos, ver fotos antigas, relembrar momentos da nossa vida. E perceber o quanto a nossa vida é gostosa de viver!

Este texto já ficou longo demais. Na próxima vez eu mostro o meu sistema de organização dos arquivos das fotos.

E você, organiza álbuns de fotografia? Tem alguma dica pra ajudar no processo?


Viewing all articles
Browse latest Browse all 11

Trending Articles